5 dicas muito valiosas de decoração para quarto de bebê

Todos os novos pais querem fazer de tudo para garantir que o seu bebê tenha todo o conforto no seu quarto para ter uma boa noite de sono. Aliás, o bebê dormindo bem, os pais também dormem bem.
Além de um bom colchão e travesseiro, você sabia que a cor do quarto do seu filho pode ser um fator que impacta a qualidade de sono dele? Diversos estudos mostram que a cor afeta significativamente o humor e o comportamento.
As cores da parede, da decoração, do abajur, dos móveis e até dos brinquedos do quarto do bebê podem influenciar diretamente o estado psicológico de todas as pessoas. Nos bebês, que são mais sensíveis, essa influência é ainda maior.
Para você entender o poder das cores no comportamento dos seus filhos, a Bebê Dorminhoco preparou esse artigo para você conseguir montar o quartinho dele da melhor maneira. Boa Leitura!
Impacto das cores no quarto do bebê
A Psicologia das Cores consiste em uma pesquisa que investiga como o nosso cérebro reage a informações visuais. Esses estudos ajudam a entender a maneira que as crianças agem de maneira diferente sob diferentes estímulos.
Por exemplo, as cores quentes, como vermelho e amarelo, são muito brilhante e tendem a
chamar a atenção da criançada; por isso, são muito usadas em brinquedos e em desenhos. Porém, elas são muito estimulantes e podem deixar o seu bebê mais agitado.
Confira o impacto de cada cor nas crianças:
Azul
O azul é uma cor mais popular para quartos de meninos, porém também pode ser uma ótima opção para os quartos das meninas e espaços em que se dividirá para irmãos. O azul é uma cor que acalma e pode até diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração.
Essa cor também remete a confiança, calma, segurança, profundidade, estabilidade, reflexão e a sentimentos de relaxamento e serenidade, o que facilita o bebê a adormecer mais rápido, sem chorar tanto e a dormir mais profundamente.
Rosa
Já o rosa é a cor mais popular para quarto, roupinhas e brinquedos para as meninas. Para os quartos de meninos, também podem ser trabalhados, como detalhes na decoração do quarto do bebê e papéis de parede.
O rosa também é uma cor calmante, que pode criar um ambiente relaxante para o seu bebê. O rosa é muito ligado às emoções e está interligada com sofisticação, elegância e tranquilidade. Porém, é aconselhável evitar os tons muito fortes e brilhantes, pois podem ser superestimulantes a atrapalhar o sono do bebê.
Verde
O verde é uma cor muito versátil que pode funcionar bem em qualquer quarto de bebê, criança e até no quarto dos pais. A cor está bastante associada à natureza e pode criar um ambiente tranquilo e relaxante.
O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse, o que pode ajudar o seu bebê a relaxar e adormecer mais rapidamente. Segundo a psicologia das cores, também associado ao bem-estar, ajuda a controlar o medo e a insegurança.
Amarelo
O amarelo é uma cor brilhante e alegre que pode criar um ambiente positivo e edificante. Muito comum em quartos que querem fugir do rosa e azul ou quando montar o quarto sem saber o gênero.
O amarelo está muito associado à felicidade e otimismo, o que pode ajudar seu bebê a acordar sentindo-se revigorado. No entanto, assim como o rosa, é importante evitar tons de amarelo brilhantes e ousados, pois podem ser superestimulantes e interferir no sono do bebê. Em vez disso, opte por tons mais suaves de amarelo.
Roxo
O roxo é mais utilizado em quartos de meninas, porém, para ser utilizado de maneira correta, também pode ficar ótimo no quarto dos meninos e até no quarto projetado parai rmãos. Essa cor é rica e luxuosa, em que pode criar um ambiente calmo e relaxante e ajuda no impacto das cores no quarto.
O roxo está muito associado a criatividade e espiritualidade, o que pode fazer o seu filho ficar mais tranquilo. O roxo combina o relaxamento na cor azul, e o estímulo na cor vermelha, trazendo assim um equilíbrio perfeito.
Aqui, também é importante optar por tons mais suaves, como lavanda e lilás.
Branco
O branco é uma cor neutra que pode criar um ambiente limpo e relaxante. É muito utilizado como cor complementar, auxiliando no impacto das cores no quarto. Muitas vezes os pais pintam apenas uma parede para dar o destaque e deixam as outras em branco. Essa é uma boa prática, tanto para o quarto dos filhos quanto para outros cômodos da casa.
O Branco está associado a pureza e inocência, facilitando o relaxamento e a ter uma noite de sono mais tranquila. A cor também está relacionada a pureza e a inocência.
Seu filho está com dificuldade de dormir?
Se o seu filho está com dificuldade para dormir ou fazendo muita birra, um especialista pode ser a solução
A Bebê Dorminhoco conta com especialistas para explicar os principais aspectos do sono em bebês e crianças.
Conheça os nossos métodos para garantir conforto e segurança para o seu bebê além do impacto das cores no quarto.
Leia também: 5 dicas muito valiosas de decoração para quarto de bebê