39 semanas de gravidez

Semana 39 Jaca

Seu bebê está pronto para nascer. Todos os órgãos e funções perfeitas. A força dos pulmões será testada na hora que ele nascer e der aquele primeiro choro. Essa reta final serve apenas para ele acumular gordura e ganhar mais camadas de pele.

Mesmo que tudo seja favorável ao parto, sempre existe um erro na data prevista do parto e pode ser que demore mais uma ou duas semanas para ele nascer. 

A posição fetal está definida e irá decidir o tipo de parto. A posição chamada de entrega, em que a cabeça dele está encaixada na pélvis da mãe, é favorável para o parto normal. Sentado ou atravessado, melhor realizar uma cesárea.

Seja qual for o parto realizado, o importante é que agora você só precisa, de verdade, esperar. Se puder relaxar, é mais aconselhado do que ficar estressada pensando em como será o parto. Apenas deixe a natureza seguir. Tudo vai ficar muito bem!

 

O desenvolvimento do bebê

Ele ou ela é um bebezão de 50 a 54 cm e 2,5 kg a 4 kg. Os meninos costumam ser maiores que as meninas. Esse tamanho também difere conforme a genética dos pais, então é bem aceitável se você ou o pai for grande o seu bebê nascer com mais de 3 kg, por exemplo.

Quando ele nascer, você vai ver que ele tem unhas bem compridas nas mãos e pés. É interessante aprender como cortar a unha do seu bebê, porque a maternidade não faz isso. 

 

O que acontece com a mamãe

Seu corpo sente o peso e ansiedade por conta da proximidade da chegada do bebê. Dúvidas e medos enchem sua mente. Será que tudo vai ficar bem? Vou ser uma boa mãe? É completamente normal passar por isso, mas não fique se cobrando.

Também não se compare com outras mulheres. Você, sua gravidez e seu bebê são únicos. Esteja aberta a opiniões, sugestões e histórias de partos e cuidados com o bebê. No fim é você quem vai passar por essa experiência.

As mudanças no seu corpo são passageiras. Pode ser que você tenha dificuldade para voltar ao peso de antes da gestação, mas não pense nisso agora, nem fique se cobrando. O foco agora é cuidar do bebê e de você.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Pesquise os melhores caminhos para chegar até a maternidade. Deixe as bolsas prontas e em lugares estratégicos, caso precisem sair com urgência. Não se esqueça da cadeirinha para o bebê. É bom deixar no carro montada, mesmo que o bebê só vá sair do hospital depois de três ou cinco dias.

Olhe mais uma vez sua lista e faça o checklist para ter a certeza de que não esqueceu nada. A parte principal são os documentos do hospital, os seus e as roupas para você e o bebê. Se a maternidade for longe da sua casa, fica mais difícil voltar para buscar o que esqueceu.

Faça técnicas de relaxamento para se manter calma até a hora do parto. Respire fundo, agora seus pulmões não estão comprimidos e continue se alimentando corretamente.  

 

Como reconhecer que é a hora do parto

Entre essa e a próxima semana, você deve se atentar ao seguintes sinais que acontecem durante o trabalho de parto:

– contrações uterinas

Elas devem ser regulares e seguirem um padrão de tempo. Tenha um relógio ou um cronômetro em mãos e conte os intervalos entre as contrações.

– rompimento da bolsa amniótica

Muitos acreditam que ao romper a bolsa é sinal para correr ao hospital antes que o bebê caia no chão. Na verdade, isso acontece com cerca de 25% das mulheres, e o trabalho de parto deve acontecer até 24 horas.

– tampão mucoso

Uma secreção de muco amarronzada ou com traços de sangue é o tampão do muco. Esse sinal é um aviso, mas muitas mulheres podem ter isso e demorarem até uma semana para entrarem em trabalho de parto.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário