36 semanas de gravidez
Bem vinda ao último mês da sua gestação. Aquela fase em que se ouve muitos “esse bebê não vai nascer?”, “gravidez de 10 meses”. Na verdade, essa também é a sensação que você tem.
Em um mundo mais apertado, o bebê se movimenta pouco, mas pesa muito mais. Ele preparou todas as coisas para nascer e você já tem todas as pendências resolvidas, no trabalho, em casa?
Já decidiu com que ele vai ficar quando você voltar ao trabalho? Tem outros filhos? Quem vai cuidar deles enquanto estiver no hospital? Ter esse assunto decidido agora é mais recomendado. Aliás, tenha todos os assuntos resolvidos para você somente curtir o seu bebê durante a licença.
Continue lendo e veja como seu bebê se desenvolveu e como deve ser nessas últimas semanas de gestação.
O desenvolvimento do bebê
Ele tem cerca de 47,4 cm e pesa entre 2,6 kg a 2,7 kg. Alguns chegam a serem maiores e pesarem mais, tudo depende de fatores genéticos e do tipo de alimentação que você teve. Se você manteve hábitos alimentares irregulares, é possível que seu bebê nasça com sobrepeso.
Os rins estão em pleno funcionando e ele produz cerca de 600 ml de urina, liberada no líquido amniótico, que se renova para ser ingerido novamente. Esse processo tem se repetido há semanas exatamente para a formação e desenvolvimento desse órgão.
Todos os sistemas estão funcionando, menos a digestão, que começa a entrar no ritmo somente depois do nascimento.
Ele tem cílios, sobrancelhas, os olhos abrem e fecham e reagem a luz. A cor do olhos de um recém-nascido costuma ser diferente da que ele terá pelo resto da vida. Alguns nascem com o olho azul, que depois fica castanho, por exemplo.
Provavelmente ele já está na posição para nascer, se não, nas próximas semanas isso deve acontecer.
O que acontece com a mamãe
As idas ao obstetra ficam mais frequentes. Ele irá verificar como está a sua saúde para a o hora do parto e solicitar os últimos exames, se necessário. Durante a consulta, ele realiza o exame de toque, para uma avaliação do colo do útero, vendo dilatação.
Se o bebê está na posição virado de cabeça para baixo, é provável que ele tenha descido um pouco, o que vai fazer com que os seus pulmões fiquem mais livres e você respire melhor.
No entanto, a bexiga fica mais comprimida, o que aumenta a vontade de fazer xixi e as idas ao banheiro são maiores nessa fase. É um pouco mais difícil se sentar, procure um lugar seguro para se segurar e cuidado com escorregões e quedas.
Andar fica mais difícil, seja pelo medo de que o bebê nasça a qualquer momento, seja pelo peso pressionando a pélvis ou pelo inchaço dos pés mesmo.
Cuidados que se deve tomar nessa fase
Já arrumou as bolsas da maternidade? A sua e a do bebê e também do seu acompanhante, ao qual você tem direito na hora do parto e em 12 horas após, mesmo se estiver na enfermaria. Se ainda não fez, visite a maternidade onde vai ter o seu bebê.
Continue sua alimentação equilibrada e procure evitar excessos. Claro que não é proibido que você coma algumas guloseimas, mas procure reduzir o consumo para que o seu peso não seja maior do que 14 kg durante a gestação.
Um aumento maior de peso traz prejuízos para a sua coluna, favorece ainda mais o aparecimento de varizes e dificulta na hora de voltar o peso, depois do nascimento.
Além disso, uma boa alimentação traz mais energia e reduz os sintomas como prisão de ventre e inchaço, evitando, por exemplo, as hemorroidas. Como as caminhadas se tornam mais complicadas no último mês, o melhor é se preocupar com o que você ingere.