27 semanas de gravidez

Semana 27 Abacate

O início dessa semana coincide com o início do terceiro trimestre. Os últimos três meses da sua gravidez. Agora, a contagem é regressiva para a data prevista do parto, podendo até acontecer prematuramente.

Se você veio se programando nas últimas semanas, é provável, que assim como o desenvolvimento do seu bebê, faltem apenas alguns detalhes para a chegada dele. No entanto, não se desespere se não conseguiu preparar todas as coisas, ainda faltam 13 semanas.

Faça uma lista do que falta, peça ajuda se for preciso, você não precisa ser uma super mulher. Reserve um tempo do seu dia atarefado para curtir um pouco sua barriga e relaxar.

Por exemplo, você pode colocar seus pés para cima enquanto lê esse texto sobre as etapas de crescimento do seu bebê, como deve estar a sua vida agora e outras curiosidades sobre a 27ª semana de gravidez.

 

O desenvolvimento do bebê

Seu bebê ainda é bem magro, porque a pele ainda não tem a camada de gordura necessária. Com o passar das semanas, isso vai se ajustando, e quando chegar a hora, ele deve ter uma média de 3 kg.

Agora, o tamanho aproximado dele está entre 36 cm a 38 cm e o peso dobrou desde as últimas 15 semanas, chegando a 1 kg ou pouco mais. Se houver um parto prematuro, as chances de um bebê saudável, sem sequelas é de 85%

Todas as funções cerebrais estão ativas. Ele abre e fecha os olhos e se movimenta muito. O espaço dentro do útero ainda permite que ele se vire para todos os lados.

Ele tem intervalos mais regulares de sono e acredita-se que ele sonhe. Como você se movimenta durante o dia, o bebê acaba sendo ninado e dormindo mais nesse período, por isso se mexe mais à noite, o que não é uma regra.

 

O que acontece com a mamãe

Você deve estar tendo mais dificuldade na hora de respirar. São seus pulmões que estão com o espaço reduzido para se expandir devido ao crescimento do útero, que está a 8 cm acima do umbigo.

O estiramento da pele da barriga causa coceira e as estrias devem aparecer. As roupas servem cada vez menos e algumas calças e blusas incomodam, especialmente na região da barriga.

A sensação de calor é maior, causando suor excessivo, mesmo se o tempo não estiver muito quente. É o fluxo sanguíneo e os hormônios trabalhando duro.

Varizes, inchaço, prisão de ventre, dores nas costas, dores no baixo ventre e câimbras são alguns dos sintomas relatados por mulheres que passaram pelo mesmo momento que você. Como cada mulher é única, a intensidade e frequência desses sintomas pode ser diferenciado para você. Curta a sua gravidez.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Não queira fazer tudo sozinha. Não pegue peso ou se esforce além do seu limite. Peça ajuda para outras pessoas, inclusive para o papai. Sempre que ele estiver disponível, estimule a participação dele nos preparativos para a chegada do bebê. É a melhor forma para ele se envolver.

Continue se alimentando de maneira saudável, procurando reduzir o sal e o açúcar e ingerindo alimentos que garantam os nutrientes que você e o bebê precisam. Nada impede que você coma algo mais calórico de vez em quando, mas na maior parte do tempo, prefira frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

Se você já conversou sobre licença maternidade com o seu chefe ou com o departamento de RH da empresa onde você trabalha, pergunte de novo sobre quais papéis precisam ser preenchidos.

Você já planejou o tempo que você vai ficar afastada do trabalho e o que vai fazer quando voltar? Agora seria um bom momento para fazer isso. Da mesma forma, providencie a bolsa que você vai levar para a maternidade, tanto a do bebê, quanto a sua.

Confira a sua lista do que fazer e veja o que ainda precisa ser feito. Procure fazer tudo com calma e evite situações estressantes, que só prejudicam a sua saúde e aumentam a probabilidade de um parto prematuro.

 

Vacinas na gravidez

Você já tomou a vacina contra o vírus influenza? Além dessa, existem outras vacinas importantes para gestantes:

– Tríplice bacteriana ou dTpa, indicado tomar entre a 27ª e 36ª semanas. Protege o recém-nascido contra tétano e coqueluche

– Hepatite B, feita em três doses, o médico deve ter solicitado ainda no segundo trimestre.

– Febre amarela, converse com seu obstetra sobre os riscos.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário