22 semanas de gravidez
A movimentação dentro da sua barriga está a mil. Com a proximidade cada vez maior da data prevista do parto, seu bebê deve estar se movimentando bastante e você sente isso, de forma sutil ou com um pouco mais de força.
Claro que essa sensação é única. Mães de primeira viagem sentem um pouco menos, o que é completamente normal. Se você tem feito o pré-natal e seguido as orientações do seu obstetra, não se preocupe se você não ver ondas ou marcas de pé na sua barriga.
O mais importante é que você esteja bem física e mental, mesmo com tantas alterações acontecendo e que seu bebê continue se desenvolvendo. A todo momento, tenha em mente de que ficar se comparando com outras gestantes não faz bem para você, que precisa ocupar a mente com o que mais importa.
Para curtir ainda mais a sua gravidez, continue lendo e saiba como vai o desenvolvimento do seu bebê, alguns sintomas e sensações que você deve estar sentindo agora e como cuidar, e outros assuntos interessantes sobre a gravidez na 22ª semana.
O desenvolvimento do bebê
O crescimento do bebê agora é mais lento e nas próximas semanas ele vai engordar. Conforme medidas definidas como um parâmetro, seu bebê está com 27 cm e 400 g a 430 g. Alguns bebês são maiores e podem estar com o peso maior.
O cérebro continua se desenvolvendo, o que acontece até os 5 anos de vida. Dentro do útero, ele movimenta cílios e sobrancelhas, mexe o rosto, faz caretas, franze a testa, coloca os dedos na boca, se coça, brinca com o cordão umbilical.
O sistema límbico, responsável pelas emoções está em formação, interferindo nas suas emoções também. Aliás, o que fica mais aparente durante a gestação é a mudança de humor, que oscila constantemente.
Ele continua engolindo líquido amniótico, que agora apresenta sabores variados, já que as papilas gustativas se formaram. Por isso, quando você comer algo com um tempero mais forte ou um sabor mais acentuado e seu bebê se movimentar mais, provavelmente é ele começando a ter opinião sobre o gosto dos alimentos.
O que acontece com a mamãe
Aquele pico maior de aumento de peso deve acalmar e seguir somente o crescimento do bebê. O útero continua a subir e comprimir os órgãos, levando a uma frequência maior de idas ao banheiro para urinar e um pouco de dificuldade para respirar.
A barriga está crescendo e suas curvas vão, de certa forma, mudando de lugar. A fita métrica do médico mede do pé da barriga ao topo do útero, que está 3 cm acima do umbigo e a medida fica, em média, entre 20 cm a 24 cm.
Sintomas como azia e prisão de ventre devem permanecer até o final da gravidez, podendo ser reduzidos com uma alimentação equilibrada, longe de alimentos apimentados, gordurosos e ricos em fibras.
Cuidados que se deve tomar nessa fase
O seu tratamento odontológico está em dia? É bom cuidar dos dentes, especialmente durante a gravidez, já que a propensão a cáries aumenta, principalmente com a perda de cálcio e nutrientes, que são transmitidos para o bebê.
A falta de memória e alterações de humor estão deixando você bastante incomodada? Procure manter a calma, respirar fundo, relaxar, se planejar melhor e peça ajuda ao seu companheiro, familiares e amigos com as tarefas relacionadas aos preparativos. Aproveite para ser um pouco mimada.
Cerca de 15% de gestantes sofrem com hemorroidas. Se sentir queimação, ardor, desconforto e dor na região anal, converse com o seu médico a respeito de tratamentos específicos para grávidas.
Para evitar ou aliviar o problema, faça atividades físicas, tome bastante líquido, prefira alimentos ricos em fibras e nunca faça muita força na hora de evacuar. A consulta a um proctologista pode ser necessária.
Contrações de Braxton Hicks
Descobertas pelo ginecologista John Braxton Hicks, em 1872, essas contrações podem ocorrer a partir da 20ª semana de gravidez e acontecem como uma espécie de treinamento do corpo para a hora do parto.
Essas contrações de treinamento ou contrações falsas não são uma regra para todas as mulheres. Geralmente, causam enrijecimento na barriga, pontadas na vagina e dor na lombar, muito parecidas com as dores do parto, porém em menor intensidade.
Outra diferença entre as contrações de Braxton Hicks e as contrações do parto, é a frequência que ocorrem. Enquanto as do parto são longas e possuem um ritmo, as falsas duram menos tempo e não possuem um padrão de tempo.
Parto normal ou cesárea
Os médicos se dividem entre as vantagens e desvantagens entre um parto normal e uma cesárea. Como é uma decisão que cabe exclusivamente a você, vamos apenas deixar algumas diferenças entre os dois.
– O parto normal é a mais natural, já a cesárea é uma cirurgia.
– Desde que não haja riscos à saúde da mulher, o parto normal costuma ser o mais indicado.
– A cesárea permite definir o melhor dia para o nascimento e evita a dor do parto.
– O parto normal pode demorar até 12 horas para a hora certa do bebê nascer, forçando a mãe a ter a continuar com as dores.
– O bebê que nasce do parto normal tem menos problemas respiratórios e pode ficar logo que nasce no colo da mãe.
– Na cesárea há um corte na barriga
– No normal pode ter a episiotomia, corte feito no períneo, entre a vagina e o ânus.
Pesquise mais detalhes sobre cada parto. Converse com o seu médico e converse sobre o melhor momento para você e seu bebê e tome a decisão for mais agradável para você.