15 semanas de gravidez

Semana 15 Laranja

A expectativa em saber o sexo do bebê fica maior a partir da 15ª semana, mas conforme a posição do bebê isso só será possível entre a 17ª e 20ª semanas, até mesmo se estendendo para as próximas.

Sua gravidez está no segundo trimestre e tanto as mudanças no bebê, quanto no seu corpo começam a ficar mais aparentes. Cada vez mais, você e todos à sua volta passam a notar as alterações no seu corpo.

No entanto, como o corpo da mulher é único, algumas mulheres podem não demonstrar externamente que estão grávidas. Não fique preocupada se esse for o seu caso, em breve você vai poder ostentar orgulhosa a sua linda barriga.

Outra sensação esperada que pode acontecer agora é sentir os movimentos do bebê. Eles ainda são estalos muito sutis, que ficarão mais fortes e mais visíveis com o passar do tempo. Se você não sentir ainda, é normal, nas próximas semanas você também vai ter essa sensação.

Continue lendo e saiba um pouco mais sobre o que está acontecendo com o seu bebê lá dentro do útero e com você, aqui fora.

 

O desenvolvimento do bebê

Literalmente, você já poderia segurar o seu bebê na palma da sua mão. Isso porque ele tem entre 9 e 11 cm, pesa entre 50 e 70 g e está completamente formado e em plena atividade.

As pernas estão mais alongadas e as articulações funcionam. Como ele tem muito espaço, se movimenta de um lado para o outro. Durante a consulta, o médico pode dizer que seu bebê está fugindo do ultrassom, porque é o que parece.

Por ele engolir líquido amniótico, deve soluçar algumas vezes, o que é bem normal. Os dedos estão formados e você pode presenciar aquela cena fofa do bebê chupando o polegar.

O lanugo, penugem que protege a pele sensível do bebê, que fica imerso no líquido amniótico, se forma e vai permanecer até o nascimento. Em algumas situações, eles ficam por mais tempo e depois caem.

Ele tem sensibilidade à luz e fica incomodado se alguém colocar uma lanterna ou um flash sob a barriga e vai fugir para outro lado.

 

O que acontece com a mamãe

A disposição aumenta um pouco mais nessa semana e você se sente bem melhor em relação às semanas anteriores. O útero está cerca de 8 cm abaixo do umbigo e vai se expandir e subir mais.

A barriga fica mais aparente e incomoda um pouco para dormir. Para compensar, as unhas estão mais firmes e crescem mais rápido, a pele mais brilhante e o cabelo mais sedoso e bonito. Como dizem, você está radiante!

O fluxo sanguíneo é maior, o que aumenta o batimento cardíaco em 20%, chegando a 50% até o fim da gestação. Os seios estão pesados e precisam de uma atenção, um sutiã com uma boa sustentação é uma compra necessária.

A retenção de líquido faz com que seus pés e pernas fiquem inchados. Alguns sapatos não servem tão bem como antes e se você não tiver opções no seu sapateiro, é interessante investir em algo mais confortável e seguro.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

A posição mais indicada para deitar é do lado esquerdo. A explicação de médicos sobre o lado adequado tem a ver com a compressão da veia cava. Uma maior compressão diminui o sangue devolvido ao coração, quebrando a pressão sanguínea da mãe e redução do nível de oxigênio para ela e para o bebê.

Sapatos de salto são maravilhosos, mas é melhor evitar usar aqueles mais altos e finos. Prefira os mais confortáveis e de salto baixo. Um paliativo contra quedas e problemas com a circulação das pernas.

Exercícios são essenciais, com exceção de mulheres com gestações de risco e restrição de movimentos. Se esse não é o seu caso, faça caminhadas leves, hidroginástica e outras atividades de baixo impacto.

Praticar exercícios reduz sintomas como inchaço, prisão de ventre e facilita na hora do parto. Associado a isso, aumente a ingestão de líquidos, de preferência água e sucos naturais sem açúcar. Bebidas alcoólicas, refrigerantes e café devem ser evitados.

 

Preparando o enxoval do bebê

Já que você está com mais energia e a barriga ainda não pesa tanto, esse trimestre é o ideal para o espaço do bebê, assim como ir nas lojas para preparar o enxoval do bebê.

Se você ainda não sabe o sexo do bebê, uma dica é escolher peças de cores neutras ou apostar na sua intuição e bom gosto. As lojas de roupas para bebês têm opções de roupas de vários preços e modelos. É até melhor ir com um tempo extra, assim pode escolher com mais calma e voltar de novo, se for necessário.

Quem pode ajudar sobre quais itens comprar primeiro é a maternidade do hospital, que fornece uma lista sobre o que levar na bolsa. Aliás, já escolheu onde vai ter o seu bebê?

 

Escolha o tipo de parto e onde seu bebê vai nascer

O tipo de parto depende muito do bebê e da saúde da mãe. Algumas ocasiões, a hora do parto define se será normal ou cesárea. O melhor mesmo é conversar com seu médico sobre a sua escolha e insistir nela.

O parto normal costuma ter a recuperação mais rápida e é o mais indicado, mas tudo é uma questão de opinião e escolha da mãe, que precisa se sentir tranquila na hora de ter seu bebê.

É bom já definir em qual hospital seu bebê irá nascer. Se for particular, entre em contato com a administração sobre valores e mais detalhes. Pelo convênio, tenha todas as informações e conheça o procedimento do hospital. Pelo SUS, o médico irá indicar o hospital onde o parto será realizado.

Há mulheres que optam pelo parto humanizado, com o auxílio de uma doula. Comece agora a pesquisar uma profissional.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário