13 semanas de gravidez
Sua gravidez agora está entrando na primeira semana do segundo trimestre. A quem afirme ser a melhor fase, isso porque o cansaço excessivo e os enjoos do início param e a barriga ainda não pesa.
Os primeiros exames já foram feitos ou estão em via de acontecer e você ficará mais tranquila em saber que seu bebê se desenvolve muito bem. Você se sente cada vez mais mãe, principalmente depois de ter visto o rostinho do seu bebê e escutado os rápidos batimentos do coração dele.
É possível que você já saiba o sexo do seu bebê. Se ainda não conseguiu ver, não fique triste ou tão ansiosa, a partir da 16ª semana isso deve acontecer, mas você já pode começar a arrumar a casa para a chegada dele ou dela.
Quer saber alguns detalhes de como o seu bebê está nessa semana e como você deve estar se sentindo? Então, continue lendo.
E lembre-se que as informações são apenas uma média. Não compare a sua gravidez com a de outras mulheres. Sintomas, o ritmo de desenvolvimento e até o crescimento da barriga variam muito.
O desenvolvimento do bebê
Mãos e pés estão formados e agora seu bebê tem impressões digitais, que são únicas em cada pessoa. Ossos e músculos estão mais firmes e o pescoço se desenvolveu, o que permite a cabeça se movimentar mais facilmente.
O tamanho do bebê está entre 6,5 a 8 cm e o peso está entre 25 g a 28 g, uma tangerina ou um pêssego. Nas próximas semanas, ele vai crescer ainda mais, cerca de 1 cm por semana e entre 20 e 30 gramas, tendo um ganho de peso maior a partir da 20ª semana.
O sistema nervoso central está completo, porém só se desenvolve 1 ano após o nascimento. A cabeça vai reduzir o ritmo de crescimento e ficar proporcional ao corpo. Os órgãos, já completamente formados vão amadurecer até o final da gestação.
Como os rins estão em funcionamento, seu bebê faz xixi com um intervalo de 30 minutos. A placenta já protege o bebê e elimina resíduos.
O que acontece com a mamãe
Cada vez mais você vai parecendo estar grávida. Os quadris ficam mais largos e com a expansão do útero, sua barriga vai aparecendo. Os enjoos dão espaço ao aumento do apetite.
Os sintomas nesse segundo trimestre são outros. Você pode ter dores de cabeça, falhas de memória, dores nas costas, azia, inchaços, prisão de ventre, constipação nasal, dor no ligamento redondo do útero e hemorroidas.
Reforçando que você pode ter os sintomas, não necessariamente terá. Muitas mulheres chegam até o fim da gestação apresentando apenas alguns. Existem maneiras para amenizar ou evitar, converse com o seu médico.
Quanto ao aumento de peso, é recomendado que nessa semana você tenha engordado cerca de 2 kg. Se engordou a mais, o melhor é reduzir a ingestão de açúcares e gordura.
Cuidados que se deve tomar nessa fase
Cuidar da alimentação é um dos principais cuidados para se ter uma gravidez mais tranquila, saudável e amenizar ou evitar alguns problemas como a azia, prisão de ventre e inchaço, assim como o aumento de peso além do recomendado.
O desgaste calórico durante a gravidez é muito grande e ambos, mamãe e bebê necessitam de nutrientes tanto para se manterem com saúde, quanto, no caso do bebê, se desenvolver adequadamente.
Uma boa alimentação na gravidez irá influenciar na vida do bebê mais tarde. Isso resulta em obesidade infantil, deficiência nutricional e outros fatores que chegam a desencadear outras doenças.
Alimentos ricos em cálcio e fibras são fortes aliados para o fortalecimento de ossos e dentes e favorecem o sistema digestivo. Mesmo que isso aumente as idas ao banheiro, beba muito líquido, dando preferência para os com menos açúcares e reduza a ingestão de sódio.
As consultas ao médico são de grande importância, não somente para o bebê, como para a sua saúde. Além do médico acompanhar a evolução da gravidez, irá orientar sobre cuidados à sua saúde e tirar todas as suas dúvidas.
Curta a mudança do seu corpo. Sua cintura vai sumir por semanas, seu quadril aumentar e a barriga esticar muito. Não use roupas apertadas e abuse de hidratantes corporais para evitar as estrias.
Dor do ligamento redondo do útero
A medida que o útero cresce, o ligamento redondo, ou fibra muscular, se estica e fica tensionado, como um elástico, causando um certo desconforto. O contrário também acontece, isto é, ele se contrai e causa espasmos.
Existem algumas medidas para lidar com esse incômodo. Entre elas:
– massagens, que devem ser feitas por médico especializado
– banhos ou compressas mornas
– evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, mudando de posição com mais frequência.
– Descanse e altere o lado que estiver deitada
– Converse com o seu médico sobre qualquer dor. Nunca tome medicamentos sem o conhecimento dele.
Intolerância à lactose na gravidez
A orientação de uma alimentação rica em cálcio é de extrema importância durante a gravidez. É recomendada a aproximadamente 1000 miligramas por dia. No entanto, algumas mulheres apresentam intolerância à lactose, o que impede ingestão de leite e seus derivados.
Para quem não pode ou não gosta de produtos lácteos, existem outros alimentos ricos em cálcio que substituem muito bem. Seguem alguns exemplos:
– Grão de bico
– Espinafre
– Chia
– Ameixa Seca
– Figo Seco
– Couve
– Brócolis
– Peixes
– Tofu
– Amêndoa
Atualmente existe uma variedade de produtos lácteos sem lactose. E seu médico também pode receitar um suplemento de cálcio.