12 semanas de gravidez

Semana 12 Ameixa

A última semana do primeiro trimestre de gravidez, para muitas mulheres é marcada pelo fim dos horríveis enjoos e também com a preocupação maior de aborto espontâneo, que diminui para 1%.

Se você ainda não contou que está grávida para a família e amigos, talvez se sinta mais segura e confortável em fazer isso agora. É provável que tenha que aguardar mais algumas semanas para uma festa de revelação do sexo do bebe, caso esteja pensando em fazer uma, mas pode preparar algo mais especial para contar sobre a gravidez.

A partir dessa semana, mais mudanças vão surgir, seu corpo vai mudar mais, seu bebê vai crescer e novas sensações vão acontecer. Quer saber um pouco mais sobre como ele e você vão estar nessa semana e quais cuidados você deve ter? Então continue lendo.

 

O desenvolvimento do bebê

O rosto do seu bebê já tem feições humanas e se você marcou o ultrassom para essa semana, pode tentar identificar com quem ele vai parecer. Seja qual for a aparência dele, agora ele tem entre 7 a 11 cm e pesa entre 13 a 20g e continua crescendo.

A placenta está formada, ou seja, a comunicação entre o bebê e mamãe para a troca de nutrientes e para a proteção do bebê e o cordão umbilical começa a crescer. O sistema digestivo evolui, os osso ficam mais fortes e o cérebro continua crescendo e se desenvolvendo.

Os dedos das mãos e do pés se alongam, se separam e as unhas começam a crescer, pode ser que você consiga vê-lo chupando os dedos pelo ultrassom. Outra coisa que ele faz muito é se mexer e responder aos estímulos da mãe, mas calma, mais algumas semanas para você perceber isso.

Nessa fase, ele abre e fecha a boca, então já é capaz de bocejar,             soluçar e engolir. Falando em engolir, ele já está fazendo isso como líquido amniótico, que se transforma em urina, são os rins do bebê já trabalhando.

 

O que acontece com a mamãe

Sua vida fica um pouco mais tranquila, porque os enjoos devem passar a partir dessa semana. Se antes você nem podia olhar para uma comida sem passar mal, agora ela já começa a ficar mais atrativa e alguns dos famosos desejos de grávida podem surgir, mas isso não é uma regra.

Os seios estão menos sensíveis, por isso a dor reduz e a coloração do bico fica mais escura. As muitas idas ao banheiro também reduzem, pelo menos por enquanto, porque no último trimestre, o bebê irá crescer e pressionar a bexiga novamente.

A sensação de sono diminui, mas dores de cabeça e tontura acontecem. Tenha cuidado com quedas e evite se auto medicar. Sempre consulte seu médico sobre sintomas e alterações diferentes que acontecem com você.

A tão esperada barriguinha de grávida vão dando sinais de aparecer e você vai se sentindo mamãe cada vez mais. Os muitos hormônios produzidos vão fazer você ficar mais emotiva, mais sensível, chorando pelas situações mais inusitadas.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Essa é uma fase importante para o desenvolvimento cerebral do bebê. A ingestão de substâncias nocivas como álcool, remédios sem recomendação médica, tabaco, entre outros, irá prejudicar o desenvolvimento cognitivo do bebê.

Para a sua saúde e a manutenção do peso, evite alimentos muito gordurosos ou com muito açúcar. Prefira uma alimentação mais saudável e balanceada, com alimentos ricos em ferro, vitamina C, fibras, que vão trazer muitos benefícios a você e ao bebê.

Se você ainda não fez na semana passada, o médico irá solicitar um ultrassom para verificar a anatomia do bebê e possíveis alterações cromossômicas, através do exame de translucência nucal, onde são vistos, entre outros, a Síndrome de Down.

Para reforçar, nunca tome remédios sem a recomendação do seu médico. E muito cuidado com produtos de beleza que contenham componentes prejudiciais. Lembre-se que além de fazer mal para o seu bebê, você estará mais sensível à fórmula.

 

Sangramento na gengiva durante a gravidez

As alterações hormonais podem causar gengivite, uma inflamação nas gengivas que causam sangramentos durante a escovação. Essa situação não deve tirar sua noite de sono, nem causar ansiedade.

Essa reação não significa que você está cuidando mal dos dentes, mas é preciso consultar um dentista para tratar os dentes e recomendações do que fazer para melhorar a condição.

O importante é cuidar o quanto antes do problema para evitar complicações ao bebê, como parto prematuro ou baixo peso do bebê. Por isso, se as suas gengivas estão vermelhas ou inchadas, sangram com facilidade, doem e sua boca está com um gosto ruim, vá ao dentista o quanto antes.

 

Sugestões de como contar que está grávida

Existem muitas formas de contar aos avós e ao resto da família e amigos que está grávida. Se você preferiu fazer isso agora, são muitas as ideias criativas além de um simples telefonema ou ligação por vídeo.

Entre as muitas sugestões espalhadas pela internet, você pode:

– colocar um sapatinho dentro de uma caixa de presente

– entregar uma foto do ultrassom ou da confirmação de gravidez, com uma carta especial

– estampar uma camiseta com frases como “melhor avô ou avó”, “Avó do ano”, e outros para tios e primos, se quiser e dar de presente

– reunir a família ou os amigos para uma noite de cinema e mostre o filme do ultrassom

– entregar cartas da cegonha

– fazer fotos criativas com dizeres como “Agora somos 3”.

Essas são apenas algumas ideias. Use sua imaginação e faça desse momento algo especial para você e todos que você ama.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário